Digite seu E-mail para se manter Informado:

Segurança de Informações by FeedBurner

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Fundações: G.E. Kaá-Yarí e G.E. Itú-Açú

Após vários meses de organização, é finalmente chegado o dia da “Promessa Escoteira” dos primeiros membros juvenis o que oficialmente cria o Grupo Escoteiro Kaá-Yarí em Canoínhas. O evento aconteceu na tarde do sábado 01 de agosto tendo como local o ginásio de esportes da AABB, por causa do mau tempo.

O Coordenador Distrital Sylvio Ronaldo Pinheiro dirigiu a parte inicial da cerimônia, tomando a promessa dos Dirigentes e Escotistas, e logo em seguida o Escotista Luís Mateus Moreschi tomou a promessa dos Pioneiros e a Suélen Nazzari dos Sêniores e das Guias. A Tropa dos Escoteiros e a Alcatéia ainda estão em estruturação.

A Diretora Presidente Ester Marilu Benda Thiem, em sua fala disse que um grande sonho estava se realizando nesta data e pediu desculpas por falar tão emocionada.

O Presidente da UEB/Santa Catarina, Sido Gessner Jr que se deslocou ao norte catarinense especialmente para prestigiar o ato, disse de sua satisfação em ver o Kaá-Yarí sendo oficializado e pediu aos pais e a comunidade sejam parceiros do Grupo Escoteiro, para que o GE tenha vida longa.

Além da Comunidade e dos pais, prestigiaram o evento aproximadamente trinta membros do Grupo Escoteiro Iguaçu da cidade de Porto União e o Diretor Técnico Celso Moreira de Castilho, em nome do seu GE fez a entrega de uma lembrança para registrar a data.

Apos a cerimônia, todos os jovens, divididos em equipes, realizaram um caça ao tesouro na cidade de Canoinhas, com participação da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Rádio FM, e a noite um jantar para encerramento de atividade.


O Grupo Escoteiro Itú-Açú foi fundado originalmente em 13 de agosto de 1988 estando ativo com registro na União dos Escoteiros do Brasil durante cinco anos, no período de 1988 a 1992, vindo a paralizar suas atividades por falta de escotistas.

No ano de 2008 aconteceu na cidade de Ituporanga o XVI Acampamento Regional de Santa Catarina no Parque da Festa Nacional da Cebola que reuniu 1.800 participantes de diversos Grupos Escoteiros, onde por iniciativa da UEB/SC foram motivadas as lideranças locais para reativar o Grupo Escoteiro Itu-Açú.

Após uma palestra sobre escotismo na cidade, veio o Curso Informativo e logo iniciaram os treinamentos para os futuros Escotistas e Dirigentes, abertura de inscrição para jovens e finalmente era chegado o grande dia da promessa dos primeiros membros juvenis.

O Coordenador do Distrito Vale, Edson Huebes dirigiu a abertura da cerimônia e passou a palavra ao Diretor Presidente da UEB/Santa Catarina Sido Gessner que teceu comentários sobre a importância do momento e agradeceu a expressiva participação da comunidade, pais e autoridades presentes.

Coube ao Coordenador Distrital Edson comandar então a cerimônia de promessa dos 8 Escotistas e Dirigentes, e em ato contínuo, o Escotista Everaldo dirigiu a cerimônia de promessa escoteira dos 18 jovens, rapazes e meninas de 11 a 14 que compõe a tropa escoteira.

O Prefeito Municipal Osni Francisco de Fragas em seu pronunciamento afirmou total apoio a iniciativa e o vereador Daniel Schmidt (representando o legislativo municipal) disse que a sociedade de hoje valoriza o “ter” e o Escotismo valoriza o “ser” e é disto que os jovens precisam. Já o Presidente do Grupo Escoteiro, Heinz Holler falou da satisfação de ver reativado o G.E. Itú-Açú e o Diretor de Gestão de Adultos da UEB/SC Nadir Antonio Mussio falou da importância dos três fatores de sucesso: Comunidade apoiando, Pais participativos e Escotistas/Dirigentes comprometidos e preocupados na formação.


União dos Escoteiros do Brasil - Região de Santa Catarina
(47) 3438-3346 - escritorio.uebsc@terra.com.br

Nenhum comentário: