Digite seu E-mail para se manter Informado:

Segurança de Informações by FeedBurner

sábado, 29 de agosto de 2009

Embaixadores Escoteiros na Antártica - Gabriel representa SC

A proposta do Método Escoteiro é que os escoteiros não sejam repetidores de modelos, mas sim protagonistas da cidadania. Assim também é com a proteção do meio ambiente. Com a nova Insígnia Mundial do Meio Ambiente a ser lançada no Brasil em breve, todos os escoteiros serão incentivados a escrever e executar projetos que realmente interajam com suas comunidades com o objetivo de promover ações ambientais para melhorar nossa qualidade de vida.

Dentro desta nova dinâmica e em comemoração ao IV Ano Polar Internacional, o XVIII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, além de dicas de consumo consciente, trouxe também um grande desafio: três pioneiros foram selecionados tendo por base projetos ambientais apresentados e vão visitar a Antártica através de convênio entre a UEB, a União Parlamentar Escoteira do Brasil, a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar e o PROANTAR. É importante ressaltar o trabalho realizado pelo presidente da União Parlamentar Escoteira, Senador Flávio Arns, nas negociações para permitir a participação dos nossos jovens pioneiros.

Os pioneiros selecionados foram Pamela Carvalho da Silva, do Grupo Escoteiro Peregrino, de Sapucaia do Sul - RS; Gabriel Renaldo de Souza, do Grupo Escoteiro Continente, de Florianópolis - SC; e Daniel Lucas Rodrigues, do Grupo Escoteiro Wellington Medeiros, de Americana - SP. A viagem começa no Rio de Janeiro, no dia 2 de agosto, com viagem até Pelotas, onde pernoitarão. Na manhã do dia 3 o avião seguirá para Punta Arenas, no Chile. Finalmente, na manhã do dia 4 seguirão em vôo para a Antártica, com recepção e visita a Base Chilena “Presidente Eduardo Frei”, e retorno ao final do dia para Punta Arenas. Os dois dias seguintes serão livres para conhecer a região, e no dia 7 acontecerá o retorno para Pelotas e Rio de Janeiro.

O continente gelado é um lugar especialmente sensível do ecossistema planetário, pois lá podem se perceber as conseqüências das mudanças climáticas. Não é qualquer um que se aventura por lá; para a Antártica só vão brasileiros de sangue verde e amarelo, cientistas e militares. Os jovens escoteiros Daniel, Gabriel e Pamela vão representar a todos nós, que provavelmente jamais conheceremos uma terra tão desconhecida e ao mesmo tempo tão rica em descobertas notáveis. Será uma viagem repleta de simbolismo!

Na foto, o Pioneiro Gabriel Renaldo de Souza do GE Continente de Florianópolis, que foi escolhido pela qualidade do trabalho da equipe formada também pelo Daniel (ao centro) e o Israel (à direita).

Para visualizar mais fotos da atividade que foi realizada em dois finais de semana pela equipe do GE Continente.
"Clicka Aqui!"


União dos Escoteiros do Brasil - Região de Santa Catarina
(47) 3438-3346 - escritorio.uebsc@terra.com.br

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Fundações: G.E. Kaá-Yarí e G.E. Itú-Açú

Após vários meses de organização, é finalmente chegado o dia da “Promessa Escoteira” dos primeiros membros juvenis o que oficialmente cria o Grupo Escoteiro Kaá-Yarí em Canoínhas. O evento aconteceu na tarde do sábado 01 de agosto tendo como local o ginásio de esportes da AABB, por causa do mau tempo.

O Coordenador Distrital Sylvio Ronaldo Pinheiro dirigiu a parte inicial da cerimônia, tomando a promessa dos Dirigentes e Escotistas, e logo em seguida o Escotista Luís Mateus Moreschi tomou a promessa dos Pioneiros e a Suélen Nazzari dos Sêniores e das Guias. A Tropa dos Escoteiros e a Alcatéia ainda estão em estruturação.

A Diretora Presidente Ester Marilu Benda Thiem, em sua fala disse que um grande sonho estava se realizando nesta data e pediu desculpas por falar tão emocionada.

O Presidente da UEB/Santa Catarina, Sido Gessner Jr que se deslocou ao norte catarinense especialmente para prestigiar o ato, disse de sua satisfação em ver o Kaá-Yarí sendo oficializado e pediu aos pais e a comunidade sejam parceiros do Grupo Escoteiro, para que o GE tenha vida longa.

Além da Comunidade e dos pais, prestigiaram o evento aproximadamente trinta membros do Grupo Escoteiro Iguaçu da cidade de Porto União e o Diretor Técnico Celso Moreira de Castilho, em nome do seu GE fez a entrega de uma lembrança para registrar a data.

Apos a cerimônia, todos os jovens, divididos em equipes, realizaram um caça ao tesouro na cidade de Canoinhas, com participação da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Rádio FM, e a noite um jantar para encerramento de atividade.


O Grupo Escoteiro Itú-Açú foi fundado originalmente em 13 de agosto de 1988 estando ativo com registro na União dos Escoteiros do Brasil durante cinco anos, no período de 1988 a 1992, vindo a paralizar suas atividades por falta de escotistas.

No ano de 2008 aconteceu na cidade de Ituporanga o XVI Acampamento Regional de Santa Catarina no Parque da Festa Nacional da Cebola que reuniu 1.800 participantes de diversos Grupos Escoteiros, onde por iniciativa da UEB/SC foram motivadas as lideranças locais para reativar o Grupo Escoteiro Itu-Açú.

Após uma palestra sobre escotismo na cidade, veio o Curso Informativo e logo iniciaram os treinamentos para os futuros Escotistas e Dirigentes, abertura de inscrição para jovens e finalmente era chegado o grande dia da promessa dos primeiros membros juvenis.

O Coordenador do Distrito Vale, Edson Huebes dirigiu a abertura da cerimônia e passou a palavra ao Diretor Presidente da UEB/Santa Catarina Sido Gessner que teceu comentários sobre a importância do momento e agradeceu a expressiva participação da comunidade, pais e autoridades presentes.

Coube ao Coordenador Distrital Edson comandar então a cerimônia de promessa dos 8 Escotistas e Dirigentes, e em ato contínuo, o Escotista Everaldo dirigiu a cerimônia de promessa escoteira dos 18 jovens, rapazes e meninas de 11 a 14 que compõe a tropa escoteira.

O Prefeito Municipal Osni Francisco de Fragas em seu pronunciamento afirmou total apoio a iniciativa e o vereador Daniel Schmidt (representando o legislativo municipal) disse que a sociedade de hoje valoriza o “ter” e o Escotismo valoriza o “ser” e é disto que os jovens precisam. Já o Presidente do Grupo Escoteiro, Heinz Holler falou da satisfação de ver reativado o G.E. Itú-Açú e o Diretor de Gestão de Adultos da UEB/SC Nadir Antonio Mussio falou da importância dos três fatores de sucesso: Comunidade apoiando, Pais participativos e Escotistas/Dirigentes comprometidos e preocupados na formação.


União dos Escoteiros do Brasil - Região de Santa Catarina
(47) 3438-3346 - escritorio.uebsc@terra.com.br

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

I Curso Regional de Espiritualidade

Aconteceu nos dias 25 e 26 de julho, na cidade de Camboriú, Distrito Litoral, o primeiro Curso Regional de Espiritualidade da UEB/Santa Catarina.

O Curso contou com os palestrantes Padre José Edgar de Oliveira e o Pastor Roberto Chenk. Duas figuras ilustres e de um conhecimento indiscutível no tema espiritualidade.

Contou com a presença marcante do Chefe Vilmar Lopes de Magalhães do Grupo Dom Pedro I, que abrilhantou com seu carisma musical acompanhado de sua esposa Zuneide e envolveu a todos os participantes.


Vale destacar e agradecer ao conjunto musical que gravou o DVD presenteado a cada Grupo Escoteiro: no vocal o Chefe Vilmar, na guitarra o Sênior David e no Backing vocal e coreografia o Sênior Diego e o Lobo Guilherme (estes dois filhos do Chefe Vilmar) e tendo como cinegrafista a Chefe Zuneide.

O sábado o evento contou com 3 palestras tendo como temas a “Religião e Espiritualidade”, “Interpretação das Simbologias”, a “Espiritualidade no Escotismo”. E na pratica aprenderam como estar realizando uma atividade voltada a espiritualidade em acampamentos e eventos escoteiros.

O ponto alto do curso aconteceu no domingo de manhã onde cada equipe pode mostrar na prática que conseguiram absorver os ensinamentos do Padre e também do Pastor. Neste momento a equipe organizadora estava orgulhosa de ver o objetivo do curso alcançado com tanto êxito.

A simplicidade com que cada equipe elaborou as suas atividades, mostrou de forma grandiosa as ações de Deus e neste momento a emoção tomou conta dos cursantes e organizadores, e pode-se perceber que cada um sentiu a presença de Deus abençoando a todos.


E para fechar com chave de ouro na manhã de domingo, aconteceu o momento “cantando espiritualidade” com o Chefe Vilmar.

Certamente que com o DVD que cada Grupo levou, muitas musicas novas serão cantadas para louvar a Deus.


O curso teve a aprovação unânime dos participantes e seus comentários foram, que somente dois dias é muito pouco para se fazer um curso dessa natureza, tão grande foi o envolvimento com o tema e também com os palestrantes.

A Comissão Organizadora registra a certeza que todos saíram deste curso com uma visão diferente e certamente serão disseminadores deste aprendizado em seus Grupos, fortalecendo cada vez mais a Espiritualidade no Escotismo, e confessa que se sentem gratificados pelos elogios que foram feitos em todos os quesitos.

Mais fotos da Atividade:
"Clika Aqui!"

União dos Escoteiros do Brasil - Região de Santa Catarina
(47) 3438-3346 - escritorio.uebsc@terra.com.br

V JORDISE

Aconteceu nos dias 11 e 12 de julho a quinta edição da JORDISE - Jornada Distrital Sênior, na cidade de Mondaí.

Estiveram presentes 12 Grupos Escoteiros dos Distritos Oeste e Extremo Oeste, num total de 80 seniores e 40 escotistas.

Foi um exemplo de superação de limites, companheirismo e entusiasmo.


O acampamento foi montado sob uma "garoa" gelada no sábado de manhã mas que em nenhum momento esfriou o ânimo dos participantes.

À tarde as patrulhas participaram dos módulos de bike-cross, tirolesa e rapel, comendo muita bergamota na beira do Rio Uruguai, que contribuiu para a reposição dos líquidos.


À noite, além das oficinas de trabalhos manuais de “pirografia” onde cada patrulha confeccionou uma eficiência para presentear a outra patrulha no encerramento da atividade, e “estamparia” onde cada participante estampou em sua camiseta a logomarca da atividade, simultaneamente acontecia uma rodada de “Jogos e Canções”. Logo após, um grande Jogo Noturno e encerrando os trabalhos com um belo “Fogo de Conselho”.

Os trabalhos do domingo começaram pela madrugada. As 05h00 foi a alvorada e em seguida as patrulhas partiram para uma jornada até o local de confecção das jangadas.

Após o culto, as patrulhas iniciaram a navegação sob forte correnteza pelo Rio Laju, desembocando no Rio das Antas, navegando pelo Rio Uruguai até o Porto da Balsa de Mondaí.


As 14 h aconteceu o encerramento da atividade, coroado com um belíssimo sol, onde as patrulhas trocaram as eficiências confeccionadas na base de pirografia.

A comissão organizadora registra os cumprimentos ao 38/SC Grupo Escoteiro Yucumã, que se dedicou com muito carinho para a realização dessa atividade, aos Chefes de Tropa que motivaram suas patrulhas para participar dos módulos, prevalecendo sempre o senso de equipe, companheirismo e alegria e a todos os participantes, seniores, escotistas e dirigentes, o carinho e participação de cada um foi fundamental para o sucesso da atividade.

As patrulhas foram observadas durante toda a atividade, pela equipe de chefes, chefes de tropa e chefes de base, buscando identificar a patrulha que melhor transmitisse o espírito escoteiro com harmonia, companheirismo, alegria e cortesia. Embora todas as patrulhas merecessem conquistar a Bandeirola Caio Viana Martins, a Patrulha Macuxi/Órion (foto), formada por integrantes dos Grupos Escoteiros Raízes e General Osório destacou-se dentre as 16 patrulhas participantes.

União dos Escoteiros do Brasil - Região de Santa Catarina
(47) 3438-3346 - escritorio.uebsc@terra.com.br

Direção Regional visita os Grupos Escoteiros do Distrito Oeste

Conforme agenda previamente acertada com o grupos escoteiros pelo Diretor Regional para Assuntos do Oeste Narcizo S. Giraldi, a viagem do Presidente da UEB/SC Sido Gessner e do Gerente Roberto Coutinho teve início na manhã de quarta-feira 08/07 e já as 13h30 a primeira reunião na sede do Grupo Escoteiro Araucária em Campos Novos.

A noite, com a participação do Diretor Narcizo e do Coordemador Distrital João Alfredo Warken. A reunião aconteceu com na sede do GE Ximbangue em Chapecó.


Na quinta-feira, o primeiro compromisso da delegação foi as 08h00 na cidade de Itá, no Grupo Escoteiro Itaguaçú e as 10h30 em Concórdia no GE Concórdia.

Após o almoço, uma reunião com as lideranças do novo GE Moriá (em fundação) em Chapecó e a noite a reunião foi em Xanxerê na sede do Grupo Escoteiro Caigangue.


Na sexta-feira o primeiro compromisso foi na cidade de Quilombo com os Dirigentes e Escotistas do GE Quilombo, após o almoço em Xaxim na sede do GE Áquila, na metade da tarde em São Carlos, no auditório da Prefeitura Municipal e a noite o último compromisso na sede do GE Xapecó.

Foram no total 10 GEs visitados e aproximadamente 1600 km rodados nesta terceira edição do programa de visitas aos Grupos Escoteiros, num esforço concentrado da Direção Regional para conhecer melhor as bases e criar maior aproximação dos GEs com a estrutura regional.

** Na foto, a Diretoria Regional com os membros do GE General Osório em São Carlos e junto a Vice-Prefeita Miria Maria Rigotti, que estava como prefeita em exercício.

União dos Escoteiros do Brasil - Região de Santa Catarina
(47) 3438-3346 - escritorio.uebsc@terra.com.br

I Pirasênior

Aconteceu nos dias 04 e 05 de julho, a primeira edição do Pirasênior, atividade realizada na localidade de Pirabeiraba, em Joinville/SC, evento este organizado pelo Distrito Litoral Norte e coordenado pelo Escotista Mauro Lorenzi (G.E. Max Colin)

Participaram desta aventura 50 membros juvenis do ramo sênior aonde os mesmos navegaram 5 km no Rio Cubatão Velho em jangadas de bambu.


A proposta do Pirasênior é comemorar o dia sênior (18 de junho) e além da navegação, aconteceram outras atividades como jornada, rapel, festival de música escoteira, caça a raposa e destacando a ênfase do radioescotismo presente nos módulos do acampamento como atividade.

Tiago Murilo Mafra
, Coordenador Adjunto de Radioescotismo da UEB/SC, disse que “todas as patrulhas aprenderam de forma prática durante a jornada a operar uma estação de radioamador, observando assim então a segurança e apoio que esta ferramenta proporciona em uma atividade escoteira”.


Estiveram presentes 6 grupos escoteiros do Distrito Litoral Norte: GE Pirabeiraba, GE Principe de Joinville, GE Dom Pedro I, GE Rota do Sol, GE Mar Cap. Hassel, GE Max Colin ainda a participação do Grupo Escoteiro Falcão Negro da cidade de Rio Negro/PR

Mais fotos da Atividade:
"Clique Aqui!"

União dos Escoteiros do Brasil - Região de Santa Catarina
(47) 3438-3346 - escritorio.uebsc@terra.com.br

Dia Mundial do Chefe Escoteiro - 06 de Agosto

Chefe Escoteiro

A tarefa do Chefe Escoteiro (que verdadeiramente é interessante) consiste em explorar o íntimo de cada jovem, descobrir a sua personalidade para então encontrar e desenvolver o que é bom, deixando o ruim de lado”.

Baden-Powell


As palavras acima escritas pelo fundador do Movimento Escoteiro traduzem o quanto é importante e indispensável o trabalho voluntário do “Chefe Escoteiro”.

Parabéns a você que se dedica a esta causa tão sublime e que Deus te ilumine a cada dia nesta jornada.

São os votos da Diretoria Regional da UEB/SC no dia Mundial do Chefe Escoteiro.

Joinville(SC), 06 de agosto de 2009.


União dos Escoteiros do Brasil - Região de Santa Catarina
(47) 3438-3346 - escritorio.uebsc@terra.com.br