Digite seu E-mail para se manter Informado:

Segurança de Informações by FeedBurner

domingo, 24 de maio de 2009

Adestramento ou Treinamento?

Durante muito tempo, no Movimento Escoteiro, usou-se o Termo "Adestramento" para se referir aos diversos treinamentos e encinamentos que eram repassados aos jovens, mas ao longo dos anos percebeu-se que este termo não cabia mais ao nosso movimento, uma vez que Adestramento é o que se faz com animais, então passou-se a usar o Termo "Treinamento". Embora muitos Escotistas, mais antigos, usem o termo Adestramento, não o fazem por maldade ou para constranger niguém, é apenas um "costume". Alguns Psicologos dizem que o uso do Termo correto influência muito no resultado final, que ao usar o termo Adestramento, o adulto incuti no jovem uma parecela de baixa estima, que ele carrega pelo resto da vida, se não houver um acompanhamento, e que o termo Treinamento salienta uma nova Aptidão e/ou conhecimento. Embora seja uma diferença puramente literal e de significancia, estas palavras são bastante fortes, podem apostar.
"Eu penso que tudo que o inconciente abraça é importante e deve ser levado em consideração por nós adultos, pois na verdade, é o inconciente que determina o carater de uma pessoa, muito mais do que as ideias das pessoas ao redor, embora estas tenham muita influência. Mas numa Sociedade, onde algo é errado, não vai impedir um indivíduo, que nela viva, no qual o inconciente aceite aquilo como correto, de agir em algum momento, conforme o seu inconciente, ignorando o sei meio de convivência. Por isso acho muito importante, sim, os termos que usamos com nossos jovens, pequenas coisas como nunca chama-los de crianças e sim de jovens, vai fazer uma diferença enorme no resultado final do nosso trabalho como Adultos e Educadores." (Chefe Ralado, Ramo Sênior - 53ºGEAR/SC)

Neste último sábado, o Pioneiro Fabrício de Souza(Kbryto), com acompanhamento e auxilio do Mestre Pioneiro Alan Barp(Gambá), ministraram um Treinamento sobre Nós e Amarras para a Tropa Escoteira Mista. Este Treinamento será de grande valia pois a Tropa se prepara para um Acampamento Mateiro nos próximos dias 06 e 07 de junho.





Para baixar todas as fotos da Atividades:

"Clike Aqui!"

Para baixar as Apostilas de Nós e Amarras:
"Clike Aqui!"

Um comentário:

Anônimo disse...

a apostila nao eh muito explicativa, mas eh interessante, na verdae sao 3 apostilas, uma delas esta toda em ingles, soh vale a pena algumas imagens mas nao sao muito explicativas tbm... as outras duas foram feitas pelo Grupo Tafara Camp, um grupo de estudos sobre assuntos diversos relacionados ao Movimento Escoteiro, uma iniciativa brasileira... uma hora eu vou postar algo sobre o Tafara Camp aqui..

_o/