Digite seu E-mail para se manter Informado:

Segurança de Informações by FeedBurner

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

"22 Anos de Luta Saudável (1987-2009)"

Revendo a história, constatou-se que se têm registros de jovens que praticavam o Escotismo em Timbó antes da segunda guerra, mas por causa da proibição do uso da línguaalemã, estes jovens descendentes de germânicos que se denominavam de “Phartfinder” pararam de se reunir.
No início dos anos sessenta, surgiu em Timbó o primeiro Grupo Escoteiro, mas que durou apenas alguns anos, vindo a fechar por volta de 1967.
Em março de 1971, numa ação encabeçada pelo Rotary Club Timbó e liderada pelo saudoso Siegfried Pollmann, é fundado o atual Grupo Escoteiro Timbó, que passa a ter sua sede provisória num pequeno rancho ao lado do Pavilhão Centenário de Timbó, hoje denominado Pavilhão Municipal Henry Paul. Anos mais tarde é edificada ao lado, uma sede própria e de material, que foi submetida a obras de ampliação nos anos oitenta, dobrando o espaço útil. Em maio de 1981 a lei 769 reconhece a entidade como de utilidade pública municipal e em 1992, através da lei municipal 1524, a entidade dá sua atual sede para a municipalidade e recebe em troca, por doação, uma ampla área junto a Rodovia Tercílio Marchetti, na estrada Timbó - Rio dos Cedros, aonde então é iniciada a instalação da nova sede escoteira, no que hoje é denominado de “Parque da Apaget”.
Em meados de 1987 duas patrulhas de Seniores e seus integrantes retiraram-se do Grupo Escoteiro Timbó, por não se adaptarem a um dos Chefes do Grupo. Os referidos rapazes passaram a reunir-se em determinada praça do município (Cine Teatro Municipal).
Nesse mesmo período, por coincidência Renato Pamplona e Thaís Christovam Pamplona, acabavam de se mudar para Timbó, por motivos profissionais, eles que já participavam do Movimento Escoteiro em Curitiba, sentiam falta de algo pra fazer em seus sábados à tarde, vindo a saber do ocorrido com esses jovens, decidiram ajudá-los. “Eles precisavam de chefes e nós queríamos praticar Escotismo” (Thaís), não deu outra, em 17 de dezembro de 1987, é Fundado o Grupo Escoteiro Alexandre Roepke, nome este escolhido pelos próprios jovens que quiseram prestar uma homenagem a um irmão Escoteiro que veio a falecer em um acidente automobilístico, onde ele era somente o caroneiro, e os Escotistas passaram a reunir-se na residência de Renato e Thaís, na Rua Egito, Bairro das Nações, na mesma cidade, alguns anos depois quando Renato e Thaís mudaram-se para a Rua João Tesch, sua residência continuou servindo de Sede para as Reuniões.
As reuniões do Grupo e suas atividades aconteciam no salão do antigo CSU (Centro Social Urbano), hoje CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), pois se pretendia atender aos jovens que moravam do outro lado da cidade, uma vez que já havia um Grupo Escoteiro, próximo ao centro da Cidade. A partir de 1992, o GEAR começou a utilizar apenas os banheiros e usufruir do espaço do terreno para as atividades. Apenas em Dezembro de 1995, inaugura sua sede "própria", anexo ao CSU.
Desde a fundação do Grupo Escoteiro, havia a presença de meninas nas atividades, embora na época não fosse permitido ao GEAR a co-educação. No 1º fogo de conselho do GEAR, as meninas fizeram um protesto com canções e esquetes onde exigiam o direito de utilizar o traje escoteiro e fazer promessa, pois as atividades elas já desenvolviam com os meninos. A primeira promessa das escoteiras foi um sucesso!
As atividades eram desenvolvidas em forma de co-educação, pois os meninos e as meninas se conheciam desde Lobinhos, apesar das “Lobinhas” só terem a permissão de fazerem a promessa escoteira na tropa.
Com o passar dos anos o GEAR foi escrevendo sua história em Timbó e Região, mas não somente aqui, pois o GEAR também já participou de grandes atividades, entre as quais podemos citar o 1º Jamboree Nacional - Navegantes/SC – 1998, o XI Jamboree Pan-americano - Foz do Iguaçú/PR – 2001, o ELO Regional – Canelinha/SC – 2006, o maior ELO Regional do Estado de Santa Catarina e o VI Jamboree Nacional - Foz do Iguaçu/PR - 2009.
Chegando ao Ano de 2009, para comemorar seus 22 Anos de Bons Serviços Prestados, com todos os Ramos em atividade(Ramo Lobinho, Ramo Escoteiro, Ramo Sênior e Ramo Pineiro).
Isto para nós da Família Alexandre Roepke é motivo de muita Alegria e Orgulho, pois sabemos de todas as dificuldades que enfrentamos ao longo destes quase 22 anos, e todas as conquistas que fizemos, e isso tudo nos faz sentir com aquele "nozinho" na garganta, que a gente sente quando está com vontade de chorar de emoção, pois sabemos que estamos contribuindo, na base, para o futuro da Humanidade.
Desejando e trabalhando sempre para que os nossos Jovens que tenham sido Escoteiros façam o seu Melhor Possível para ser:
Um Homem ou uma Mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico em sua forma de agir, leal, digno de confiança.
Um Homem ou uma Mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida e o trabalho honrado; alegre, e capaz de partilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da paz, em harmonia com todos os povos.
Um Homem ou uma Mulher líder a serviço do próximo. Integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar leis, de participar, consciente de seus direitos, sem se descuidar dos seus deveres. Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário, empreendedor.
Um Homem ou uma Mulher amante da natureza, e capaz de respeitar sua integridade. Guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus e coerente em sua fé. Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.
(Texto criado para a comemoração dos 20 anos do GEAR, e adapatado por Gian Carlo Ribeiro, para o Blog. Texto original: "20 anos de Luta Saudável")



Sempre Alera para Servir, o Melhor Possível!

Nenhum comentário: